Este artigo engendra-se das problematizações vivenciadas no período pós-pandêmico de COVID-19, onde as escolas estavam se adaptando ao retorno das aulas presenciais. Este era o cenário que ocorreu este relato de estágio, durante a disciplina presencial teórico-prática obrigatória do 4º eixo: Estágio em Gestão e Coordenação Escolar do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, que ocorreu durante o semestre na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará EU-UFPA, disciplina primordial para a formação de professores. Onde buscou-se analisar as questões que permeiam a realidade da coordenação pedagógica e como ela interfere na vida dos discentes e docentes. Por conseguinte, a realidade observada durante o estágio gerou a seguinte questão norteadora: a) “Como a Coordenação Pedagógica da EU-UFPA agi diante das ações de necropolítica?” Com intuito de responder tal pergunta, foi feita a leitura de diversos artigos sobre o assunto e nas teorias de Freire, Luck, e discutido o conceito necropolítica de Achille Mbembe. Além disso, foram feitas entrevistas gravadas com a coordenação pedagógica de 2020 e de 2021, além disso, foi compartilhado o formulários via Google Forms, para coleta e análise de dados que foram discutidos a fim de chegarmos a aproximações conclusivas sobre a formação de profissionais de qualidade pelas vivências do curso de graduação.