Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO ALIADA NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99347
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6185
    "inscrito_id" => 20907
    "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO ALIADA NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "A matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil de ser compreendida por conta das suas fórmulas e cálculos, mesmo sendo tão importante e necessária no cotidiano. Logo, se faz necessário buscar métodos e alternativas como o uso de jogos que podem ser uma alternativa para dinamizar e atrair os estudantes para aprender sobre a Matemática. Portanto, este estudo visa apresentar uma proposta de sequência didática com a aplicação do jogo Torre de Hanói para a aprendizagem das Funções Exponenciais. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que se propõe a elaboração de uma sequência didática. Deste modo, a sequência didática foi idealizada para quatro aulas divididas em quatro etapas: etapa 1 - Divisão dos grupos e apresentação do jogo, mostrando a importância e as regras básicas do jogo e contextualizar a lei de formação da Função Exponencial; etapa 2 - Competição entre os grupos, esse momento terá três fases, com três discos, quatro discos e com cinco discos no 1º pino, vence a equipe que anotou o menor número de movimentos dos discos em cada fase; etapa 3 - Construção de tabela e discussão sobre o jogo, nesse momento, o professor com as equipes irão construir uma tabela em cartolina que demonstrará os número de discos x quantidade de movimentos das equipes e ainda duas colunas uma contendo uma nova representação da quantidade de movimentos e outra utilizando as potências de base 2 que nada mais é do que uma sequência numérica que cresce de forma exponencial; etapa 4 - Criação de uma tabela que contenha a resolução do jogo Torre de Hanói com 6 (seis) discos ou mais, os alunos receberão uma atividade impressa contendo uma tabela mais estendida, onde darão continuidade preenchendo a coluna “Nº de discos” acima de seis discos, respectivamente. Espera-se que essa sequência didática contribua na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20907_TB6185_20062023182712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADJAEL FRANCISCO PEIXOTO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ADJAEL"
    "autor_email" => "adjael.costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99347
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6185
    "inscrito_id" => 20907
    "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO ALIADA NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "resumo" => "A matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil de ser compreendida por conta das suas fórmulas e cálculos, mesmo sendo tão importante e necessária no cotidiano. Logo, se faz necessário buscar métodos e alternativas como o uso de jogos que podem ser uma alternativa para dinamizar e atrair os estudantes para aprender sobre a Matemática. Portanto, este estudo visa apresentar uma proposta de sequência didática com a aplicação do jogo Torre de Hanói para a aprendizagem das Funções Exponenciais. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que se propõe a elaboração de uma sequência didática. Deste modo, a sequência didática foi idealizada para quatro aulas divididas em quatro etapas: etapa 1 - Divisão dos grupos e apresentação do jogo, mostrando a importância e as regras básicas do jogo e contextualizar a lei de formação da Função Exponencial; etapa 2 - Competição entre os grupos, esse momento terá três fases, com três discos, quatro discos e com cinco discos no 1º pino, vence a equipe que anotou o menor número de movimentos dos discos em cada fase; etapa 3 - Construção de tabela e discussão sobre o jogo, nesse momento, o professor com as equipes irão construir uma tabela em cartolina que demonstrará os número de discos x quantidade de movimentos das equipes e ainda duas colunas uma contendo uma nova representação da quantidade de movimentos e outra utilizando as potências de base 2 que nada mais é do que uma sequência numérica que cresce de forma exponencial; etapa 4 - Criação de uma tabela que contenha a resolução do jogo Torre de Hanói com 6 (seis) discos ou mais, os alunos receberão uma atividade impressa contendo uma tabela mais estendida, onde darão continuidade preenchendo a coluna “Nº de discos” acima de seis discos, respectivamente. Espera-se que essa sequência didática contribua na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20907_TB6185_20062023182712.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADJAEL FRANCISCO PEIXOTO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ADJAEL"
    "autor_email" => "adjael.costa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A matemática sempre foi vista como uma disciplina difícil de ser compreendida por conta das suas fórmulas e cálculos, mesmo sendo tão importante e necessária no cotidiano. Logo, se faz necessário buscar métodos e alternativas como o uso de jogos que podem ser uma alternativa para dinamizar e atrair os estudantes para aprender sobre a Matemática. Portanto, este estudo visa apresentar uma proposta de sequência didática com a aplicação do jogo Torre de Hanói para a aprendizagem das Funções Exponenciais. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que se propõe a elaboração de uma sequência didática. Deste modo, a sequência didática foi idealizada para quatro aulas divididas em quatro etapas: etapa 1 - Divisão dos grupos e apresentação do jogo, mostrando a importância e as regras básicas do jogo e contextualizar a lei de formação da Função Exponencial; etapa 2 - Competição entre os grupos, esse momento terá três fases, com três discos, quatro discos e com cinco discos no 1º pino, vence a equipe que anotou o menor número de movimentos dos discos em cada fase; etapa 3 - Construção de tabela e discussão sobre o jogo, nesse momento, o professor com as equipes irão construir uma tabela em cartolina que demonstrará os número de discos x quantidade de movimentos das equipes e ainda duas colunas uma contendo uma nova representação da quantidade de movimentos e outra utilizando as potências de base 2 que nada mais é do que uma sequência numérica que cresce de forma exponencial; etapa 4 - Criação de uma tabela que contenha a resolução do jogo Torre de Hanói com 6 (seis) discos ou mais, os alunos receberão uma atividade impressa contendo uma tabela mais estendida, onde darão continuidade preenchendo a coluna “Nº de discos” acima de seis discos, respectivamente. Espera-se que essa sequência didática contribua na aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.