O trabalho realizado sucede-se a partir do estágio supervisionado no ensino de ciências. O estágio supervisionado é um componente da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. O estágio desempenha um papel crucial na formação e no desenvolvimento profissional dos estudantes, visto que ele é uma etapa significativa na transição da vida acadêmica para o mundo do trabalho, proporcionando experiências práticas e oportunizando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e auxiliando-os a construir uma base sólida para a sua atuação como professor. A abordagem metodológica utilizada no presente trabalho baseia-se na descrição das ações e nas reflexões pertinentes à formação docente. A experiência foi vivenciada em uma escola estadual cidadã integral localizada na cidade de João Pessoa-PB, capital do estado da Paraíba. Observou-se que o estágio supervisionado, proporciona vivenciar a dinâmica do ambiente escolar e os desafios enfrentados pelos docentes, assim como, a preparação de material didático pedagógico para o ensino de ciências. Ademais, as atividades planejadas foram realizadas com êxito e participação de todos os alunos. Por fim, o estágio traz diversos benefícios para a formação e a prática docente não apenas em termos de experiência de ensino, mas também no crescimento pessoal e intelectual, promovendo uma formação integral para o estudante.