Desde o ano de 1998 a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vem sendo realizada nas escolas públicas e privadas do Brasil e vem ganhando espaço entre as olimpíadas do conhecimento, sendo retratada por seus idealizadores como uma ação motivadora do ensino e aprendizagem de astronomia no Brasil. Com a promoção da olimpíada, as escolas públicas promovem aulas, oficinas e palestras voltadas ao ensino de astronomia proporcionando um primeiro contato dos alunos com essa área. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência como bolsistas de iniciação a docência (ID) no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de graduação em Licenciatura em Física do IFCE – campus Horizonte/Ceará. Trata-se da preparação das turmas de 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Estado do Ceará para a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tendo como foco principal as estratégias didáticas utilizadas em sala de aula para possibilitar a construção do conhecimento explorada na OBA de forma atrativa e diferenciada. A produção de cartazes, o uso software Stellarium e de jogos didáticos foram algumas das atividades que serviram de apoio para a efetivação do objetivo proposto. Por meio da realização dessas atividades destacamos a participação expressiva dos alunos onde os mesmos se mostraram bastante interessados nos conteúdos trabalhados possibilitando construir conceitos e melhorar a aprendizagem.