Investigar o estado do conhecimento constitui-se em tarefa importante a uma pesquisa ao desvelar os pesquisadores que discutem a temática e os estudos publicados com suas respectivas concepções metodológicas, apontando eventuais lacunas sobre o campo em que emerge a pesquisa e auxiliando na contextualização do problema em um determinado cenário marcado por uma relação espaço temporal. A partir desse pressuposto, este artigo busca investigar em cenário nacional o conhecimento acadêmico já produzido sobre a emancipação humana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) mediada pela robótica educacional enquanto recurso pedagógico, identificando pesquisadores e instituições de referência, o que investigam os trabalhos, metodologias adotadas e os resultados alcançados. Configurando-se como uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, foi construído a partir das dissertações e teses disponíveis na base de dissertações e teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) entre os anos de 1987 a 2023 e a partir dos artigos publicados na base de Periódicos da CAPES durante o mesmo período. A análise dos dados do ensaio realizado permitiu inferir que a investigação da emancipação humana na Educação de Jovens e Adultos, utilizando-se da Robótica Educacional como possibilidade pedagógica, constitui campo promissor ainda a ser explorado nas pesquisas em educação.