Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA BIOLOGIA: INCLUSÃO E COMPREENSÃO DE CONCEITOS COMO METODOLOGIA ATIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ato de compreender e transmitir para os discentes os conteúdos sobre a disciplina de Biologia, muitas vezes pode ser difícil e monótono, devido a muitos termos técnicos oriundo da própria disciplina. O modelo tradicional ainda é muito utilizado no dia a dia e com isso traz o desgaste e a falta de interesse no aprendizado. Dentre as dificuldades relevantes no contexto ensino-aprendizagem, a falta de laboratórios em algumas instituições ou a falta de capacitação de profissionais para as mudanças seja na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acaba sendo agravante para a motivação da aprendizagem dos discentes. O lúdico, seja ele virtual ou físico, é um instrumento metodológico que aproxima o discente dos conteúdos com viés de diversão, interação social e apropriação de contexto linguístico, estimulando-os a consolidação dos conhecimentos, seja ele empírico ou científico. São considerados jogo educativo aquele utilizado dentro do ambiente escolar, que tem, entre outras funções, a capacidade de proporcionar integração, diversão, cooperação e tornar o ensino e a aprendizagem eficazes. O objetivo baseia-se no desenvolvimento de um jogo didático tipo tabuleiro, baseado no Jogo Quest da marca Grow, na qual busca o embasamento e aplicação dos conteúdos, visando suprir a necessidade de ferramentas pedagógicas ausentes em instituições que permitam aprofundar o conhecimento da disciplina. A metodologia baseia-se na montagem de um tabuleiro, cartas com perguntas e respostas com assuntos da Biologia, fichas de pontuação e os peões. Os resultados da aplicação dessa metodologia ativa proporcionarão a facilidade e entendimento dos conteúdos, além de proporcionar uma maior integração em sociedade de maneira facilitada e divertida.

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