GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8993 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA" "resumo" => "A disciplina de Genética é uma das subáreas da Biologia que os alunos têm mais dificuldade e, consequentemente, tem altos índices de insatisfação por não conseguirem compreender termos complexos e relacionar o conteúdo ao cotidiano. Assim, a utilização de metodologias que auxiliem esse processo de ensino e aprendizagem que relacionem a teoria e prática pode promover a atratividade e contextualização com a realidade, fazendo com que o aluno consiga aplicar estes conceitos ao seu dia. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo Genética e os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles ao longo da disciplina. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Chapadinha-MA, sendo utilizado como instrumento de coleta de dado, questionários com perguntas abertas. Após a coleta dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 22 alunos, com idades entre 16 e 18 anos. Através das respostas dos alunos foi possível constatar que a maioria compreende alguns conceitos básicos de Genética, embora haja uma concepção equivocada de certos aspectos dessa ciência. As principais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos detectados foram: a memorização dos conceitos, a complexidade, o vocabulário específico e os cálculos matemáticos, evidenciando as Leis de Mendel como o assunto mais difícil. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhorar muitos aspectos no ensino de Genética nas escolas estaduais de Chapadinha, tendo em vista a sua importância para o mundo moderno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8993_04102023185740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co" "autor_ies" => "CAIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101259 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8993 "inscrito_id" => 1002 "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA" "resumo" => "A disciplina de Genética é uma das subáreas da Biologia que os alunos têm mais dificuldade e, consequentemente, tem altos índices de insatisfação por não conseguirem compreender termos complexos e relacionar o conteúdo ao cotidiano. Assim, a utilização de metodologias que auxiliem esse processo de ensino e aprendizagem que relacionem a teoria e prática pode promover a atratividade e contextualização com a realidade, fazendo com que o aluno consiga aplicar estes conceitos ao seu dia. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo Genética e os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles ao longo da disciplina. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Chapadinha-MA, sendo utilizado como instrumento de coleta de dado, questionários com perguntas abertas. Após a coleta dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 22 alunos, com idades entre 16 e 18 anos. Através das respostas dos alunos foi possível constatar que a maioria compreende alguns conceitos básicos de Genética, embora haja uma concepção equivocada de certos aspectos dessa ciência. As principais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos detectados foram: a memorização dos conceitos, a complexidade, o vocabulário específico e os cálculos matemáticos, evidenciando as Leis de Mendel como o assunto mais difícil. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhorar muitos aspectos no ensino de Genética nas escolas estaduais de Chapadinha, tendo em vista a sua importância para o mundo moderno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8993_04102023185740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA" "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co" "autor_ies" => "CAIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }