Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101259
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8993
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA"
    "resumo" => "A disciplina de Genética é uma das subáreas da Biologia que os alunos têm mais dificuldade e, consequentemente, tem altos índices de insatisfação por não conseguirem compreender termos complexos e relacionar o conteúdo ao cotidiano. Assim, a utilização de metodologias que auxiliem esse processo de ensino e aprendizagem que relacionem a teoria e prática pode promover a atratividade e contextualização com a realidade, fazendo com que o aluno consiga aplicar estes conceitos ao seu dia. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo Genética e os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles ao longo da disciplina. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Chapadinha-MA, sendo utilizado como instrumento de coleta de dado, questionários com perguntas abertas. Após a coleta dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 22 alunos, com idades entre 16 e 18 anos. Através das respostas dos alunos foi possível constatar que a maioria compreende alguns conceitos básicos de Genética, embora haja uma concepção equivocada de certos aspectos dessa ciência. As principais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos detectados foram: a memorização dos conceitos, a complexidade, o vocabulário específico e os cálculos matemáticos, evidenciando as Leis de Mendel como o assunto mais difícil. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhorar muitos aspectos no ensino de Genética nas escolas estaduais de Chapadinha, tendo em vista a sua importância para o mundo moderno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8993_04102023185740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA"
    "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co"
    "autor_ies" => "CAIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101259
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8993
    "inscrito_id" => 1002
    "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA - MA"
    "resumo" => "A disciplina de Genética é uma das subáreas da Biologia que os alunos têm mais dificuldade e, consequentemente, tem altos índices de insatisfação por não conseguirem compreender termos complexos e relacionar o conteúdo ao cotidiano. Assim, a utilização de metodologias que auxiliem esse processo de ensino e aprendizagem que relacionem a teoria e prática pode promover a atratividade e contextualização com a realidade, fazendo com que o aluno consiga aplicar estes conceitos ao seu dia. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo Genética e os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles ao longo da disciplina. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Chapadinha-MA, sendo utilizado como instrumento de coleta de dado, questionários com perguntas abertas. Após a coleta dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 22 alunos, com idades entre 16 e 18 anos. Através das respostas dos alunos foi possível constatar que a maioria compreende alguns conceitos básicos de Genética, embora haja uma concepção equivocada de certos aspectos dessa ciência. As principais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos detectados foram: a memorização dos conceitos, a complexidade, o vocabulário específico e os cálculos matemáticos, evidenciando as Leis de Mendel como o assunto mais difícil. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhorar muitos aspectos no ensino de Genética nas escolas estaduais de Chapadinha, tendo em vista a sua importância para o mundo moderno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1002_TB8993_04102023185740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE SILVA"
    "autor_email" => "lima.franciane86@gmail.co"
    "autor_ies" => "CAIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina de Genética é uma das subáreas da Biologia que os alunos têm mais dificuldade e, consequentemente, tem altos índices de insatisfação por não conseguirem compreender termos complexos e relacionar o conteúdo ao cotidiano. Assim, a utilização de metodologias que auxiliem esse processo de ensino e aprendizagem que relacionem a teoria e prática pode promover a atratividade e contextualização com a realidade, fazendo com que o aluno consiga aplicar estes conceitos ao seu dia. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo Genética e os principais desafios e dificuldades enfrentados por eles ao longo da disciplina. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Chapadinha-MA, sendo utilizado como instrumento de coleta de dado, questionários com perguntas abertas. Após a coleta dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Participaram da pesquisa 22 alunos, com idades entre 16 e 18 anos. Através das respostas dos alunos foi possível constatar que a maioria compreende alguns conceitos básicos de Genética, embora haja uma concepção equivocada de certos aspectos dessa ciência. As principais dificuldades para a aprendizagem dos conteúdos detectados foram: a memorização dos conceitos, a complexidade, o vocabulário específico e os cálculos matemáticos, evidenciando as Leis de Mendel como o assunto mais difícil. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de melhorar muitos aspectos no ensino de Genética nas escolas estaduais de Chapadinha, tendo em vista a sua importância para o mundo moderno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.