Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIA DIGITAL DE EDUCADORES: ANÁLISE DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS DOCENTES DE UMA FACULDADE PÚBLICA ESTADUAL DE CRUZEIRO-SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96940 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 14463 "titulo" => "COMPETÊNCIA DIGITAL DE EDUCADORES: ANÁLISE DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS DOCENTES DE UMA FACULDADE PÚBLICA ESTADUAL DE CRUZEIRO-SP" "resumo" => "A tecnologia tem propiciado aos diversos setores da sociedade a oportunidade de realizar variadas atividades de modo mais dinâmico e ativo. No campo da educação, discute-se bastante sobre as tecnologias digitais como ferramenta para tornar as aulas mais atrativas e alinhadas com a sociedade e o mundo do trabalho. É nesse contexto que este trabalho se insere. Procurou-se analisar, à luz de pressupostos teóricos como conceito de tecnologia, diferenças entre TIC e TDIC, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional contínuo, o quanto os docentes de uma faculdade pública de ensino tecnológico trabalham com as tecnologias digitais no âmbito profissional e pedagógico. Para tanto, fez-se uso Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores (DigiCompEdu), framework organizado em (6) seis áreas, que abordam (22) vinte e duas competências. Desse modo, tal survey foi submetido, de modo online, a uma população de 50 docentes com retorno de resposta de 36. Pelos resultados, foi possível perceber que, dentre os níveis de proficiência estabelecidos pelo DigiCompEdu - recém-chegados, exploradores, integradores, especialistas, líderes e pioneiros – a amostra de professores da IES encontra-se na faixa entre os integradores e líderes, o que significa dizer que usam as TDIC de forma significativa, desenvolvem estratégias apoiados nelas e refletem e partilham conhecimentos sobre as tecnologias digitais. Ademais, frequentam cursos de capacitação na área e procuram, em alguma medida, inserir atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem colaborativa dos aprendentes. A pesquisa, então, confirmou a hipótese inicial de que os docentes da referida Unidade têm algum nível de competência digital que, evidentemente, pode ser aprimorado para se tornarem líderes nesse campo. No estudo, é proposto, ainda, como os docentes podem chegar ao nível máximo das competências digitais, ou seja, pioneiros.A tecnologia tem propiciado aos diversos setores da sociedade a oportunidade de realizar variadas atividades de modo mais dinâmico e ativo. No campo da educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14463_TB3041_13092023163921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉBER JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉBER SANTOS" "autor_email" => "ejsantos2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96940 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 14463 "titulo" => "COMPETÊNCIA DIGITAL DE EDUCADORES: ANÁLISE DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS DOCENTES DE UMA FACULDADE PÚBLICA ESTADUAL DE CRUZEIRO-SP" "resumo" => "A tecnologia tem propiciado aos diversos setores da sociedade a oportunidade de realizar variadas atividades de modo mais dinâmico e ativo. No campo da educação, discute-se bastante sobre as tecnologias digitais como ferramenta para tornar as aulas mais atrativas e alinhadas com a sociedade e o mundo do trabalho. É nesse contexto que este trabalho se insere. Procurou-se analisar, à luz de pressupostos teóricos como conceito de tecnologia, diferenças entre TIC e TDIC, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional contínuo, o quanto os docentes de uma faculdade pública de ensino tecnológico trabalham com as tecnologias digitais no âmbito profissional e pedagógico. Para tanto, fez-se uso Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores (DigiCompEdu), framework organizado em (6) seis áreas, que abordam (22) vinte e duas competências. Desse modo, tal survey foi submetido, de modo online, a uma população de 50 docentes com retorno de resposta de 36. Pelos resultados, foi possível perceber que, dentre os níveis de proficiência estabelecidos pelo DigiCompEdu - recém-chegados, exploradores, integradores, especialistas, líderes e pioneiros – a amostra de professores da IES encontra-se na faixa entre os integradores e líderes, o que significa dizer que usam as TDIC de forma significativa, desenvolvem estratégias apoiados nelas e refletem e partilham conhecimentos sobre as tecnologias digitais. Ademais, frequentam cursos de capacitação na área e procuram, em alguma medida, inserir atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem colaborativa dos aprendentes. A pesquisa, então, confirmou a hipótese inicial de que os docentes da referida Unidade têm algum nível de competência digital que, evidentemente, pode ser aprimorado para se tornarem líderes nesse campo. No estudo, é proposto, ainda, como os docentes podem chegar ao nível máximo das competências digitais, ou seja, pioneiros.A tecnologia tem propiciado aos diversos setores da sociedade a oportunidade de realizar variadas atividades de modo mais dinâmico e ativo. No campo da educação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14463_TB3041_13092023163921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉBER JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉBER SANTOS" "autor_email" => "ejsantos2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tecnologia tem propiciado aos diversos setores da sociedade a oportunidade de realizar variadas atividades de modo mais dinâmico e ativo. No campo da educação, discute-se bastante sobre as tecnologias digitais como ferramenta para tornar as aulas mais atrativas e alinhadas com a sociedade e o mundo do trabalho. É nesse contexto que este trabalho se insere. Procurou-se analisar, à luz de pressupostos teóricos como conceito de tecnologia, diferenças entre TIC e TDIC, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional contínuo, o quanto os docentes de uma faculdade pública de ensino tecnológico trabalham com as tecnologias digitais no âmbito profissional e pedagógico. Para tanto, fez-se uso Quadro Europeu de Competências Digitais para Educadores (DigiCompEdu), framework organizado em (6) seis áreas, que abordam (22) vinte e duas competências. Desse modo, tal survey foi submetido, de modo online, a uma população de 50 docentes com retorno de resposta de 36. Pelos resultados, foi possível perceber que, dentre os níveis de proficiência estabelecidos pelo DigiCompEdu - recém-chegados, exploradores, integradores, especialistas, líderes e pioneiros – a amostra de professores da IES encontra-se na faixa entre os integradores e líderes, o que significa dizer que usam as TDIC de forma significativa, desenvolvem estratégias apoiados nelas e refletem e partilham conhecimentos sobre as tecnologias digitais. Ademais, frequentam cursos de capacitação na área e procuram, em alguma medida, inserir atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem colaborativa dos aprendentes. A pesquisa, então, confirmou a hipótese inicial de que os docentes da referida Unidade têm algum nível de competência digital que, evidentemente, pode ser aprimorado para se tornarem líderes nesse campo. No estudo, é proposto, ainda, como os docentes podem chegar ao nível máximo das competências digitais, ou seja, pioneiros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.