O presente trabalho trata de pesquisa realizada com professores da área de Ciências da Natureza da Educação Básica das escolas Firjan SESI, distribuídas no estado do Rio de Janeiro. No total, foram 94 participantes, atuantes nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental II), Física, Química e Biologia (Ensino Médio). A pesquisa foi realizada no mês de maio de 2023 e contava com perguntas associadas ao currículo, plano de curso, atividades de aulas práticas em laboratório, principais desafios e formação continuada desses profissionais. A coleta foi realizada por meio de Microsoft Forms, enviados por e-mail, a análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultado os professores apresentam como formação: 30,8% têm especialização, 23,4% mestrado e 2% doutorado em Ensino de Ciências. Os professores também têm outros títulos em outras áreas do conhecimento, sendo que 52% deles têm especialização, mestrado ou doutorado em áreas diversas. Isto demonstra um perfil de pesquisa nos professores e, nesse sentido, a maioria disse que gostaria de atuar na pesquisa na sua prática de aula, apesar de não estarem trabalhando com nenhum projeto nessa direção. Como desafios principais das aulas no contexto atual 60% os professores apontaram a redução de carga horária das disciplinas para 2 tempos semanais, apoiada nas normas do Novo Ensino Médio (NEM) a maior dificuldade de sua atuação profissional. Por esse e outros motivos, 52% consideram um desafio significativo atuar através de aulas práticas de laboratório. Diversos elementos como esses foram apontados pelos professores especialistas, aludindo e destacando os seus principais problemas encontrados na prática de sala de aula a partir do currículo baseado na BNCC e NEM. Os resultados destacados nessa análise são base para uma discussão de estratégias que adequem a qualidade do Ensino de Ciências diante as imposições curriculares atuais.