Escuta afetiva, sentimento de pertencimento, empatia e respeito com a identidade dos alunos são portas de entrada para o sucesso da Educação de Jovens e adultos que fazem a Escola Estadual 04 de Março. O maior desafio da EJA é a permanência dos alunos durante todo o ano letivo, ter essa vontade de seguir seus objetivos educacionais. Quando a maioria do nosso público são de mães solteiras adolescentes, cortadores de cana, agricultores e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. A escola abriu espaço para ouvir esses alunos, escutar o que realmente os afastam da escola, o que impedem de continuar . A partir desse ouvir, iniciamos a reconstrução do nosso currículo, a adaptação de novas estratégias para que essa escuta afetiva traga resultados para uma aprendizagem significativa; A Educação libertadora, o pensar coletivo, o agir nas atividades em grupo, a construção da criticidade e desejo de tornar-se visível na sociedade foram impulsionando todo esse processo . Um dos pontos relevantes foi a descoberta do esporte, essa prática mudou a visão , comportamentos e pensamentos de alguns adolescentes, que puderam se reencontrar no esporte e descobrir o prazer das atividades esportivas como mudança total de vida. A EJA abriu as portas para um novo olhar, o aprender com significado, o aprender a aprender.