Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

Visualizações: 170
A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: O ENSINO HÍBRIDO EM FOCO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, BLENDED LEARNING, JOGOS ONLINE, APRENDIZAGEM, E-book GT 19 – Tecnologias e Educação

Resumo

EM DECORRÊNCIA DOS INÚMEROS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, É NECESSÁRIO QUE SE BUSQUEM MECANISMOS PARA ACOMPANHAR ESSES PROGRESSOS TAMBÉM NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NO ENSINO, A FIM DE EXPERIMENTAR FERRAMENTAS/RECURSOS QUE FACILITEM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, SURGE A PROPOSTA DO ENSINO HÍBRIDO QUE COMBINA O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COM AS INTERAÇÕES PRESENCIAIS, PROMOVENDO A PERSONALIZAÇÃO DESSES PROCESSOS. COMO PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DOS MODELOS HÍBRIDOS, APRESENTA-SE O KAHOOT QUE É UM JOGO ONLINE (QUIZ) COM PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR APRENDIZAGEM E AO MESMO TEMPO DIVERTIR E INTERAGIR OS ALUNOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU VERIFICAR EM QUAIS ASPECTOS O KAHHOT PODE AUXILIAR NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E CONTRIBUIR PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA, BEM COMO RELATAR EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DO JOGO ONLINE PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERIZANDO-SE COMO ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE UTILIZAÇÃO DO KAHOOT NAS AULAS DE ESTÁGIO EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NA CIDADE DE ICÓ/CE. OS RESULTADOS DA PESQUISA PARTEM DA ANÁLISE DOS AUTORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO, DESTACANDO OS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE. É POSSÍVEL DESTACAR QUE A AÇÃO TROUXE BENEFÍCIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS E PROPORCIONOU INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFESSOR. DESSA FORMA, É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES BUSQUEM, CADA VEZ MAIS, UTILIZAR FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM SUAS AULAS, A FIM DE FACILITAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.