ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS E AS PRÁTICAS QUE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POSSUEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LÚDICA, AO INICIAREM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TENDO COMO FOCO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A CONFECÇÃO E USO DE JOGOS E BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO TEÓRICO-METODOLÓGICO À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E, PESQUISA DE CAMPO COM A PARTICIPAÇÃO DE 42 (QUARENTA E DOIS) EDUCADORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA E DEMAIS REGIÕES PRÓXIMAS. O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO UTILIZADO FORAM DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS PARTICIPANTES. O PRIMEIRO TEVE COMO OBJETIVO OBTER INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E, O SEGUNDO VISOU COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO LÚDICA E AMBIENTAL. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2011). OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRARAM AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS EDUCADORES ACERCA DA LUDICIDADE. AINDA, HÁ UMA COMPREENSÃO DIVERSIFICADA NO QUE TANGE AO BRINCAR INFANTIL, OSCILANDO ENTRE DIVERSÃO E GASTO DE ENERGIA E, ENQUANTO, FUNÇÃO APENAS EDUCATIVA. EM RELAÇÃO AO USO DE JOGOS E BRINQUEDOS E SUA CONFECÇÃO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS FOI IDENTIFICADA NA MAIORIA DAS RESPOSTAS DOS EDUCADORES, ENTRETANTO, A INSERÇÃO DOS MESMOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA NÃO SE FAZ PRESENTE. SENDO ASSIM, SUBLINHA-SE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO EDUCADOR INFANTIL, A FIM DE IMPLEMENTAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO E SABERES QUE SURGEM DA PRÁTICA, BEM COMO A PRODUÇÃO DE NOVAS PESQUISAS SOBRE O ASSUNTO.