O presente trabalho trata-se de um relato de experiências fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida com a inserção do Projeto Didático “Mandando Bem no ENEM-Física” junto aos graduandos de Física, modalidade Licenciatura do IFPI/Campus Angical aplicado aos alunos de 03 escolas de Ensino Médio da microrregião do Médio Parnaíba Piauiense. As ações didáticas do projeto tinham como objetivo proporcionar novas aprendizagens aos alunos do Ensino Médio, preparando-os para o ENEM, visto que atualmente os alunos apresentam um baixo rendimento na área de Ciências da Natureza, mais especificamente na disciplina de Física, ao mesmo tempo em que se insere como metodologia eficaz na formação de professores ao colocar os licenciandos como protagonistas da prática educativa e capacitá-los para a realidade escolar. O projeto teve duração de 22 horas, cuja prática de ensino voltou-se para os objetos de conhecimentos de Ondas, Termodinâmica, Energia e suas Transformações. Ao final, as atividades desenvolvidas foram avaliadas por meio de diálogos com os envolvidos que enunciaram o impacto do Projeto didático na sua formação inicial ao desenvolver a capacidade de planejar, dirigir e controlar ações de ensino bem como solucionar problemas das aulas regulares, estabelecer novas aprendizagens aos alunos do Ensino Médio preparando-os para avaliação do ENEM e despertando-os um novo olhar para a Física por meio da eficiência do projeto. Portanto, a metodologia de projetos se mostra como algo indispensável não só na formação inicial dos professores mais também como prática a ser exercida nas instituições de ensino.