Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOBILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃOSEMIÓTICA NO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: UMAANALISE NA AVALIAÇÃO DO SAEPE

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA, FUNÇÃO DO 1º GRAU, REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      apresenta-se neste artigo uma análise feita na avaliação do SAEPE realizada em 2015 e 2017, mas\r\n
      precisamente nos itens relacionados aos registros de representação semiótica, em uma escola da rede\r\n
      estadual de Garanhuns – PE, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes das turmas de\r\n
      3º série do Ensino Médio nos referidos itens. O item analisado refere-se à capacidade de reconhecer\r\n
      expressão algébrica a partir de uma tabela, bem como o reconhecimento da representação algébrica de\r\n
      uma função do 1º grau, que de acordo com a matriz de referência do SAEPE, são essenciais à\r\n
      construção do conceito matemático. Foram analisados testes de 98 estudantes, número resultante da\r\n
      totalidade das três turmas concluintes do Ensino Médio. Os resultados indicam a Teoria dos Registros\r\n
      de Representação Semiótica à melhoria da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos pelos\r\n
      estudantes se ao planejar o ensino da Matemática o professor levar em consideração que o objetivo do\r\n
      ensino da Matemática não está em formar matemáticos na educação básica, e sim contribuir para a\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse texto discute a Teoria dos Registros de Representação Semiótica na compreensão dos estudantes do 3º ano de ensino médio na avaliação do SAEPE1 na área de Matemática. Dessa forma, apresenta-se neste artigo uma análise feita na avaliação do SAEPE realizada em 2015 e 2017, mas precisamente nos itens relacionados aos registros de representação semiótica, em uma escola da rede estadual de Garanhuns – PE, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes das turmas de 3º série do Ensino Médio nos referidos itens. O item analisado refere-se à capacidade de reconhecer expressão algébrica a partir de uma tabela, bem como o reconhecimento da representação algébrica de uma função do 1º grau, que de acordo com a matriz de referência do SAEPE, são essenciais à construção do conceito matemático. Foram analisados testes de 98 estudantes, número resultante da totalidade das três turmas concluintes do Ensino Médio. Os resultados indicam a Teoria dos Registros de Representação Semiótica à melhoria da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos pelos estudantes se ao planejar o ensino da Matemática o professor levar em consideração que o objetivo do ensino da Matemática não está em formar matemáticos na educação básica, e sim contribuir para a formação integral do estudante, para o seu desenvolvimento geral a fim de que o mesmo esteja em condições de intervir em uma sociedade cada mais complexa e tecnológica

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