Esse texto discute a Teoria dos Registros de Representação Semiótica na compreensão dos
estudantes do 3º ano de ensino médio na avaliação do SAEPE1 na área de Matemática. Dessa forma,
apresenta-se neste artigo uma análise feita na avaliação do SAEPE realizada em 2015 e 2017, mas
precisamente nos itens relacionados aos registros de representação semiótica, em uma escola da rede
estadual de Garanhuns – PE, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes das turmas de
3º série do Ensino Médio nos referidos itens. O item analisado refere-se à capacidade de reconhecer
expressão algébrica a partir de uma tabela, bem como o reconhecimento da representação algébrica de
uma função do 1º grau, que de acordo com a matriz de referência do SAEPE, são essenciais à
construção do conceito matemático. Foram analisados testes de 98 estudantes, número resultante da
totalidade das três turmas concluintes do Ensino Médio. Os resultados indicam a Teoria dos Registros
de Representação Semiótica à melhoria da aprendizagem dos conhecimentos matemáticos pelos
estudantes se ao planejar o ensino da Matemática o professor levar em consideração que o objetivo do
ensino da Matemática não está em formar matemáticos na educação básica, e sim contribuir para a
formação integral do estudante, para o seu desenvolvimento geral a fim de que o mesmo esteja em
condições de intervir em uma sociedade cada mais complexa e tecnológica