Os avanços das tecnologias digitais e seus reflexos na educação propiciaram novas formas e modos de
educar frente os desafios postos pela educação escolar e o ensino-aprendizagem. O Google for
Education se apresenta como uma possibilidade educativa no fazer docente, pois, o uso das
tecnologias digitais na escola, possibilitou que o docente pudesse adotar novas metodologias e
dispositivos de aprendizagem que viessem dinamizar o conhecimento escolar, a aprendizagem do
aluno e fazer docente. Diante de um contexto influenciado pela inovação tecnológica e comunicativa,
a escola vem buscando formas de acompanhar o desenvolvimento dos recursos tecnológicos oriundos
do mundo globalizado, o que aflora grandes questões acerca de um reposicionamento das perspectivas
educacionais. O objetivo deste artigo é refletir a partir de relato de experiência e implantação do
Google for Education em escolas públicas do estado, sobre como em sala de aula este tipo de
ferramenta vem sendo vivenciado ou não, na ação docente e aprendizagem do alunado. Para tanto, este
trabalho vem analisar as construções e pressupostos teóricos e ideológicos da implantação de um novo
instrumento para o ensino na educação pública do estado da Paraíba. O Google for Education é a
ferramenta que trouxe outras proposituras para pensar a relação educação e tecnologia, bem como a
prática docente. Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do Google for Education, no
contexto da educação pública paraibana, no sentido, de perceber os impactos provocados, as
possibilidades e perspectivas para o campo educacional. Consideramos que esta ferramenta promove
nos professores a consciência da sua prática pedagógica para dotar os alunos de um papel ativo e
humanístico na construção das aprendizagens.