Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNDAMENTOS PARA A BUSCA DO CONCEITO DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA NA EDUCAÇÃO.

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O projeto tem como enfoque a mediação dialética na educação voltado para o ensino de filosofia, pois o conflito é um elemento intrínseco das justaposições humanas, e com a filosofia pode-se construir uma base de pensamento, para formulações de possíveis questões, e consequentemente suas presumíveis respostas. A partir dessas características deseja-se observar algumas especificidades no caso brasileiro quanto a precarização do termo mediação e investigar a real situação do Brasil no âmbito do conflito na escola. Na área da educação o conceito de mediação é compreendido muitas vezes erroneamente, o que se faz necessário a busca pelo sentido dessa palavra para o cotidiano didático do educador com seus educandos, para uma mediação pedagógica. Abarcando assim, a dialética como elemento fundamental da filosofia, para ajudar no entendimento da mediação como item inerente da educação. Trágico e cruel e outras palavras podem ser usadas para expressar a indignação com o retrocesso, no ensino público do Brasil nos anos atuais, ficando assim em evidencia a fragilidade, que se encontra o ambiente escolar de nosso país. Isso possivelmente ocorre por inúmeros motivos, principalmente pela precarização quem e se encontra a educação brasileira, em função da má condição de trabalho dos profissionais docentes em função da falta de investimento nos mesmo, e na educação como um todo. Mesmo com toda dificuldade, deve-se entender que na coletividade em que vivemos algo só contrai importância, quando o mesmo proporciona alguma finalidade pratica visível e imediata. De modo que o educador de filosofia, deve ajudar na compreensão da dialética como figura fundamental para obtenção de conhecimento para se alcançar atitudes reflexivas através do conhecimento, podendo ser evitado assim inúmeros casos infundados de violência no ambiente escolar. Com isso, pode-se dizer que o tema mediação dialética é pertinente para a filosofia da educação. Pois, o ensino de filosofia exerce uma necessidade de extensão cada vez mais importante dentro do cotidiano da escola. Prevenindo assim a perda desse conhecimento, como também o não progresso, resultantes da ausência da indagação. Desse modo, percebe-se a necessidade de estabelecer o princípio de conhecimento sobre o real conceito de mediação para o ambiente escolar, como também organizar o pensamento, para se fazer uso de uma boa dialética, entre os educadores e educandos, afim de evitar possíveis conflitos que venham a surgir. Diante disso, se faz necessário desenvolver embasamentos qualitativos que busque o entendimento de como isso sucede no contexto brasileiro. No sentido, da investigação da possível redução dos conflitos, através da mediação por meio da dialética. O interesse por esta atividade de pesquisa acerca da mediação dialética na educação, está na intenção de intensificar a concepção dos seus conceitos, aplicar os acertos e contribuir para amenização dos prováveis erros. Na perspectiva de colaboração com a sociedade, para o desenvolvimento discursivo de um tema que se apresenta em um contexto atual de urgência. Para assim, as políticas públicas, leis ou similares de acrescimento da educação no Brasil, caminhe para um ambiente escolar saudável psíquico, e físico para aqueles do vinculo educacional.

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