PREVENÇÃO A PARASITOSES OCASIONADAS POR CESTODAS ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16787 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 5909 "titulo" => "PREVENÇÃO A PARASITOSES OCASIONADAS POR CESTODAS ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "Quando se fala em educação dentro da área da saúde e dos temas CTSA (ciência, tecnologia, saúde e ambiente), abordam-se diversos aspectos, saberes e práticas voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde, baseando-se em conhecimento popular e científico, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de metodologias alternativas para os conteúdos de Parasitologia abordados na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antenor Gomes Viana Júnior, situada na cidade de Caxias, MA, e a adequação desses conteúdos às necessidades constatadas na comunidade onde a escola esta inserida, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica, lúdica e motivadora. Para tanto, realizou-se pesquisa de referencial teórico e informações junto aos órgãos de saúde do município a fim de descobrir trabalhos pré-existentes a respeito de parasitoses realizados no Município. Como resultado final, construíram-se dois jogos lúdicos para auxílio nas aulas de ciências, que contribuíram com o trabalho do professor em sala de aula, tornando mais dinâmico e motivador o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pela Parasitologia. Estes materiais são importantes instrumentos visando uma maior participação dos alunos durante as aulas. O desenvolvimento do projeto proporcionou a oportunidade de verificar as possibilidades e limites de escolha profissional, uma vez que é no campo da docência em sala de aula que a situação ensino-aprendizagem se realiza. Com aulas dinamizadas e interativas, houve um processo de aproximação e confiança entre alunos e acadêmicos, fazendo com que a regência se tornasse mais suave e simples." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARASITOLOGIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5909_08092015155159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURO ALMEIDA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "AURO ALMEIDA" "autor_email" => "auroalmeida@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16787 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 5909 "titulo" => "PREVENÇÃO A PARASITOSES OCASIONADAS POR CESTODAS ATRAVÉS DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "Quando se fala em educação dentro da área da saúde e dos temas CTSA (ciência, tecnologia, saúde e ambiente), abordam-se diversos aspectos, saberes e práticas voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde, baseando-se em conhecimento popular e científico, promovendo autonomia dos sujeitos envolvidos. Este trabalho objetivou o desenvolvimento de metodologias alternativas para os conteúdos de Parasitologia abordados na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental na Escola Municipal Antenor Gomes Viana Júnior, situada na cidade de Caxias, MA, e a adequação desses conteúdos às necessidades constatadas na comunidade onde a escola esta inserida, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica, lúdica e motivadora. Para tanto, realizou-se pesquisa de referencial teórico e informações junto aos órgãos de saúde do município a fim de descobrir trabalhos pré-existentes a respeito de parasitoses realizados no Município. Como resultado final, construíram-se dois jogos lúdicos para auxílio nas aulas de ciências, que contribuíram com o trabalho do professor em sala de aula, tornando mais dinâmico e motivador o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pela Parasitologia. Estes materiais são importantes instrumentos visando uma maior participação dos alunos durante as aulas. O desenvolvimento do projeto proporcionou a oportunidade de verificar as possibilidades e limites de escolha profissional, uma vez que é no campo da docência em sala de aula que a situação ensino-aprendizagem se realiza. Com aulas dinamizadas e interativas, houve um processo de aproximação e confiança entre alunos e acadêmicos, fazendo com que a regência se tornasse mais suave e simples." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARASITOLOGIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5909_08092015155159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURO ALMEIDA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "AURO ALMEIDA" "autor_email" => "auroalmeida@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }