A disciplina de química é apontada pelos discentes como sendo uma das mais difíceis e complicada de estudar, segundo estes, isto ocorre devido ao grau de abstração, complexidade e a necessidade de memorização de fórmulas, propriedades e equações. Ante o exposto é essencial que os professores de química modifiquem sua metodologia de ensino, na busca de motivar os alunos e assim facilitar a sua aprendizagem, fazendo com que estes tenham outra visão desta ciência, isto pode ocorrer se os assuntos forem abordados de forma interdisciplinar e contextualizados, focalizando a cidadania, envolvendo a participação dos alunos, com debate em sala de aula e a problematização de situações do cotidiano. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo contextualizar o conteúdo da Tabela Periódica por meio da identificação dos elementos presentes em rótulos de alimentos consumidos no dia a dia. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada na cidade de Areia-PB e o público alvo foram 43 alunos do primeiro ano do ensino médio. O desenvolvimento do trabalho deu-se em 6 etapas. Inicialmente foi pedido aos alunos que trouxessem rótulos das embalagens dos produtos industrializados que consumiam; em seguida estes alunos foram indagados se liam tais rótulos. Na terceira etapa por meio um diálogo foi demonstrado aos alunos de que forma fariam para ler e identificar nesses rótulos os elementos químicos ali presentes. Na quarta etapa os alunos foram divididos em grupos para que juntos trabalhassem a atividade proposta que era identificar nos elementos químicos presentes nos rótulos das embalagens o nome, símbolo, número atômico, família, período, além de classifica-los em metal, ametal ou metaloide e apresentar as suas respectivas distribuições eletrônicas. Na quinta etapa os alunos fizeram uma apresentação para os demais colegas, demonstrando quais elementos químicos puderam identificar e classificar utilizando os diversos rótulos que possuíam. Na última etapa foi aplicado um questionário composto por quatro questões objetivas, cuja finalidade foi verificar a concepção dos alunos em relação à utilização da contextualização como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem. A análise dos resultados fundamentou-se na participação dos alunos e nas respostas das questões. Diante dos resultados obtidos, notou-se a maioria dos alunos não tinham o hábito de ler os rótulos das embalagens. Verificou-se ainda, que durante a aula contextualizada foi notório o interesse e vibração destes pelas novas descobertas além da colaboração dentro dos grupos. Observou-se também que 93% dos alunos classificaram a aula contextualizada como ótima ou boa e todos afirmaram que esta facilitou sua aprendizagem. Desta forma fica constatado, que a aula contextualizada utilizando rótulos dos alimentos no ensino de química contribui para a aprendizagem significativa de conteúdo abordado, provavelmente isso aconteceu por este tipo de aula proporcionar uma aproximação das vivências do educando com a teoria em sala de aula.