A educação física é um componente curricular obrigatório e tem tanta importância como qualquer outra disciplina, pois propicia a vivência histórica e social da cultura corporal do movimento. A dança está inserida nesse componente curricular e contribui para o desenvolvimento integral dos alunos nos aspectos físicos, sociais ou psicológicos O objetivo desta experiência foi levar para os discentes da Escola Municipal Professor Altimar de Alencar Pimentel o conteúdo dança, de forma educativa e social, considerando a sua relevância para a formação do alunado envolvido nas aulas. O desenvolvimento do trabalho se deu através de aulas práticas e teóricas na Escola Municipal Professor Altimar de Alencar Pimentel, privilegiando 160 discentes de ambos os sexos, com idades entre 5 e 12 anos, estudantes do 1° ao 4° ano do ensino fundamental. A intervenção foi realizada durante seis semanas, sendo duas intervenções semanais com duração de 30 minutos cada aula. O conteúdo foi bastante desafiador para todos e observamos resultados relevantes, a exemplo da mudança comportamental de discentes que, inicialmente, se mostravam agressivos. Ao longo das aulas estes tiveram uma melhora significativa no comportamento, tornando-se mais calmos e interagindo de forma adequada no grupo, principalmente com os alunos “especiais”, demonstrando respeito e ajudando-os nas suas dificuldades. É direito de todos os discentes vivenciarem o que está previsto nos PCNs e a dança é um dos temas, portanto compete ao docente promover o trabalho com este componente na escola, de forma prazerosa e criativa, promovendo a transformação de uma população.