Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do PIBID/UEPB e
professores do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr.
Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. A avaliação da
aprendizagem deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma continua e processual,
como um dos aspectos complementares do processo ensino e aprendizagem. O projeto Ensino de
Matemática: Um Estudo da Avaliação de Aprendizagem, teve como propósito de fazer uma discussão
sobre a prática avaliativa dos professores de matemática e apontar os principais meios de avaliação do
ensino matemático. De acordo com o conteúdo trabalhado, foram realizadas, inicialmente, pesquisas
bibliográficas; e logo após foi desenvolvido um questionário com os professores de matemática, onde
pudemos observar que a forma de construção do arcabouço teórico pode concluir que ainda a avaliação é
voltada para a classificação, tendo a nota como aspecto principal. E que apesar dos professores
possuírem concepções inovadoras acerca da avaliação, sentem dificuldades de modificar sua postura em
sala de aula.