O projeto “Consciência Negra: Faces da Negritude”, desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antônio Tarcísio Aragão, localizada na cidade de Ipu (Ceará), tem como objetivo a abordagem de questões em torno do preconceito racial, tendo a escola como ponto de partida para a conscientização sobre a importância do respeito mútuo para uma convivência plural e livre de preconceito. O projeto foi idealizado pelos professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para embasamento teórico, recorreu-se a autores como Santos (2000) e Fernandes (2008), os quais realizaram discussões sobre a discriminação racial no Brasil. As ações do projeto se desdobraram em momentos de formação em sala de aula, palestras, rodas de conversas, filmes com representatividade negra, jogos on-line a atividades em formato de feira que expressam a cultura afrodescendente no Brasil. Como resultados parciais, verificou-se que ainda há fortes traços de resistência quanto à abordagem da cultura afrodescendente, o que evidencia a necessidade de mais debates em torno do tema, além de uma maior conscientização dos alunos e da comunidade escolar para que possam compreender a importância do respeito às diferenças raciais existentes em nossa sociedade.