Mediante a trajetória da sociologia na busca pela sua legitimação, tendo enfrentado leis e reformas que tiram sua obrigatoriedade e cientificidade, este trabalho tem a pretensão de resgatar tais aspectos políticos e históricos ao fazer uma breve análise sobre a disciplina de sociologia conforme o atual currículo outorgado pela Lei n. 13.415/2017 conjuntamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelo qual é inserido no ensino da rede básica de ensino noções, como: flexibilização do currículo, competências e habilidades, itinerários formativos, interdisciplinaridade, ensino integrado, dentre outros. Tal investigação tem como foco pensar nos alunos e nos professores que estão dentro da sala de aula em constante contato com está ciência, questiona-se o quão efetivo é a organização curricular para a disciplina e seu processo de aprendizagem, assim como os desafios futuros. Com o presente trabalho é esperado que haja a reflexão sobre a influência direta e/ou indireta das políticas educacionais anteriores e atuais sobre a disciplina de sociologia lecionada para jovens do ensino médio, cujo resultado consiste na obstrução do seu progresso científico e colocando a sua continuidade em dúvida.