Este trabalho busca refletir sobre as estratégias de construção curricular alinhadas à pedagogia crítica para a disciplina do Novo Ensino Médio de Fundamentos da Cultura no CIEP 449 - Leonel de Moura Brizola no ano de 2023. A escola também conhecida como Colégio Intercultural Brasil-França tem como princípio uma educação intercultural e no contexto da implementação do Novo Ensino Médio foi imposta os itinerários de Linguagens - no qual a disciplina fundamentos da cultura se insere - e Ciências da Natureza. Nesse quadro as ciências humanas, em especial a sociologia, sofreram perdas curriculares substantivas. Assim, as perguntas norteadoras são: Em que medida a ementa de Fundamentos da Cultura possibilita preencher as lacunas para as disciplinas propostas pelo NEM, suprindo as perdas de conteúdos de Sociologia? Como se deu coletivamente a construção dessa ementa? Como os discentes receberam a implementação dessa ementa no cotidiano escolar? Os conceitos mobilizados são a interculturalidade de Vera Candau e a Pedagogia Crítica de Paulo Freire e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de cunho crítico e qualitativo. No contexto político curricular do sucateamento do ensino básico, a BNCC submeteu às disciplinas de ensino médio - em especial sociologia e ciências humanas - a perda de conteúdos e carga horária nas disciplinas de formação. Assim faz necessário elencar estratégias possíveis de incorporar os conteúdos e cargas horárias perdidas por essas disciplinas.