O programa residência pedagógica se propõe a contribuir na construção da formação de professores em sua atuação na educação básica através de um circuito de ações e propósitos que giram em torno da construção da práxis dos alunos de licenciatura, a pesquisa entre preceptores e residentes, a colaboração entre IES e escolas entre outros. Além das práticas orientadas e acompanhadas em sala de aula (ensino, planejamento, elaboração e correção de atividades e etc) em sala de aula, desenvolvemos um grupo de estudo reunindo residentes e preceptores como um “lugar” em que os “atos de currículos” ( MACEDO, 2012) se organizam e se efetivam, ou seja, a medida que o debate provocado por um texto previamente selecionado oportuniza a construção e partilha da práxis em construção nos atualizamos os currículos, o dos residentes, futuros educadores, e de nossos educandos do ensino básico. Esta pesquisa se propõe a fazer um relato de experiência dos preceptores de Sociologia da Escola de Aplicação da UFPA no âmbito do Programa Residência Pedagógica.