Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A SOCIOLOGIA DA TECNOLOGIA, A PANDEMIA E A NECESSIDADE URGENTE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS
0 of 0
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92500 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "A SOCIOLOGIA DA TECNOLOGIA, A PANDEMIA E A NECESSIDADE URGENTE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "Este artigo, resultado de trabalho de conclusão- numa pós-graduação lato senso- defendido na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil), visa compreender os desafios do trabalho pedagógico no contexto pandêmico e como a educação respondeu a essa crise mundial do COVID-19. Para isso, foi utilizada como metodologia, a pesquisa exploratória de cunho bibliográfica denotando os resultados mais pertinentes sobre a temática, trazendo à tona pesquisas recentes sobre a relação coronavírus e educação. Ainda nessa perspectiva, busca-se dar essa resposta por meio de autores consagrados da sociologia da tecnologia como, por exemplo, Pierre Lévy e Manuel Castells, além de outros pesquisadores atuais que compreenderam (e compreendem) essa crise pandêmica na educação. Desse modo, este trabalho conclui, corroborando a necessidade urgente de uma qualificação profissional aos docentes sobre os usos educacionais da internet, haja vista que outras crises poderão surgir exigindo mais uma vez essa readaptação laborativa.Este artigo, resultado de trabalho de conclusão- numa pós-graduação lato senso- defendido na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil), visa compreen" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID413_TB170_04062023170605.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JULIERME FURTADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIERME SANTOS" "autor_email" => "juliermefurtado30@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92500 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "A SOCIOLOGIA DA TECNOLOGIA, A PANDEMIA E A NECESSIDADE URGENTE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "Este artigo, resultado de trabalho de conclusão- numa pós-graduação lato senso- defendido na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil), visa compreender os desafios do trabalho pedagógico no contexto pandêmico e como a educação respondeu a essa crise mundial do COVID-19. Para isso, foi utilizada como metodologia, a pesquisa exploratória de cunho bibliográfica denotando os resultados mais pertinentes sobre a temática, trazendo à tona pesquisas recentes sobre a relação coronavírus e educação. Ainda nessa perspectiva, busca-se dar essa resposta por meio de autores consagrados da sociologia da tecnologia como, por exemplo, Pierre Lévy e Manuel Castells, além de outros pesquisadores atuais que compreenderam (e compreendem) essa crise pandêmica na educação. Desse modo, este trabalho conclui, corroborando a necessidade urgente de uma qualificação profissional aos docentes sobre os usos educacionais da internet, haja vista que outras crises poderão surgir exigindo mais uma vez essa readaptação laborativa.Este artigo, resultado de trabalho de conclusão- numa pós-graduação lato senso- defendido na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil), visa compreen" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID413_TB170_04062023170605.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JULIERME FURTADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIERME SANTOS" "autor_email" => "juliermefurtado30@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Este artigo, resultado de trabalho de conclusão- numa pós-graduação lato senso- defendido na Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil), visa compreender os desafios do trabalho pedagógico no contexto pandêmico e como a educação respondeu a essa crise mundial do COVID-19. Para isso, foi utilizada como metodologia, a pesquisa exploratória de cunho bibliográfica denotando os resultados mais pertinentes sobre a temática, trazendo à tona pesquisas recentes sobre a relação coronavírus e educação. Ainda nessa perspectiva, busca-se dar essa resposta por meio de autores consagrados da sociologia da tecnologia como, por exemplo, Pierre Lévy e Manuel Castells, além de outros pesquisadores atuais que compreenderam (e compreendem) essa crise pandêmica na educação. Desse modo, este trabalho conclui, corroborando a necessidade urgente de uma qualificação profissional aos docentes sobre os usos educacionais da internet, haja vista que outras crises poderão surgir exigindo mais uma vez essa readaptação laborativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.