Este trabalho é um projeto de pesquisa motivado pelas reflexões do sociólogo francês Christian Laval, que situa no início dos anos 1980 o princípio de um processo de inserção dos sistemas educacionais de diversos países ocidentais na lógica capitalista de mercado, que tem causado várias divergências não somente entre a direita capitalista ultraliberal e a esquerda revolucionária socialista, como, também, entre esta esquerda e a esquerda reformista. Tal lógica, endossada pelos reformistas de esquerda, gera um aumento da desigualdade no acesso à educação e contribui para a expansão e fortalecimento da lógica neoliberal. E é com base nesta reflexão que este trabalho se desenvolve, por meio de pesquisa bibliográfica, fazendo um breve percurso histórico e crítico, utilizando o método hermenêutico-dialético, refletindo sobre discussões já realizadas por grandes pensadores e críticos sociais, a exemplo, dentre outros, de: Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Louis Althusser, Pierre Dardot e Christian Laval. Portanto, a partir destes autores, analisaremos o real sentido das reformas educacionais brasileiras e sua relação com o que vem ocorrendo em outros países nas últimas décadas, de forma mais ou menos sincrônica, por meio de algumas organizações internacionais, pensando possibilidades de rompimento com o neoliberalismo nos sistemas educacionais, porém, levando em conta as dificuldades impostas pela interferência ideológica dessas organizações.