Este artigo descreve uma intervenção pedagógica de ensino de sociologia, realizada em uma escola do Ensino Médio da cidade do Recife, por meio da disciplina eletiva “Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel”. Apresentamos uma investigação sobre os principais indicadores sociais que revelam as condições de saúde dos escolares, tais como: saúde mental, imagem corporal, uso de bebidas alcoólicas, entre outros, tendo como objetivo aguçar a imaginação sociológica dos discentes, além de trazer luz de alerta para a saúde dos alunos a partir da análise dos resultados da pesquisa. O Excel é uma ferramenta que possibilita para estudantes e professores uma experiência moderna de interação com dados de pesquisas sociológicas. Promovemos através desta disciplina eletiva, a abertura para um fazer pedagógico a partir de pesquisas para que os alunos participassem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas, os estudantes analisaram os resultados da PeNSE, responderam e aplicaram a pesquisa entre os 38 alunos. Ademais, realizaram a tabulação, análise e apresentação dos resultados da pesquisa. Desse modo, houve uma participação efetiva dos educandos em todas as etapas da pesquisa, despertando-os para uma visão mais abrangente das temáticas que envolvem especialmente suas relações sociais no âmbito escolar, familiar e comunitário, além de passarem a enxergar melhor as suas estruturas físicas e psicológicas, a fim de cuidar da saúde mental e corporal.