Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

SOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PENSE SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO RECIFE: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92476
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 692
    "titulo" => "SOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PENSE SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO RECIFE: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISAS"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma intervenção pedagógica de ensino de sociologia, realizada em uma escola do Ensino Médio da cidade do Recife, por meio da disciplina eletiva “Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel”. Apresentamos uma investigação sobre os principais indicadores sociais que revelam as condições de saúde dos escolares, tais como: saúde mental, imagem corporal, uso de bebidas alcoólicas, entre outros, tendo como objetivo aguçar a imaginação sociológica dos discentes, além de trazer luz de alerta para a saúde dos alunos a partir da análise dos resultados da pesquisa. O Excel é uma ferramenta que possibilita para estudantes e professores uma experiência moderna de interação com dados de pesquisas sociológicas. Promovemos através desta disciplina eletiva, a abertura para um fazer pedagógico a partir de pesquisas para que os alunos participassem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas, os estudantes analisaram os resultados da PeNSE, responderam e aplicaram a pesquisa entre os 38 alunos. Ademais, realizaram a tabulação, análise e apresentação dos resultados da pesquisa. Desse modo, houve uma participação efetiva dos educandos em todas as etapas da pesquisa, despertando-os para uma visão mais abrangente das temáticas que envolvem especialmente suas relações sociais no âmbito escolar, familiar e comunitário, além de passarem a enxergar melhor as suas estruturas físicas e psicológicas, a fim de cuidar da saúde mental e corporal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID692_TB133_19062023185259.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONE RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Marcone Souza"
    "autor_email" => "marcone.rodrigues@aluno.f"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92476
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 692
    "titulo" => "SOCIOLOGANDO COM OS DADOS DA PENSE SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS ESCOLARES DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO RECIFE: UMA PROPOSTA DE EDUCAR POR MEIO DE PESQUISAS"
    "resumo" => "Este artigo descreve uma intervenção pedagógica de ensino de sociologia, realizada em uma escola do Ensino Médio da cidade do Recife, por meio da disciplina eletiva “Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel”. Apresentamos uma investigação sobre os principais indicadores sociais que revelam as condições de saúde dos escolares, tais como: saúde mental, imagem corporal, uso de bebidas alcoólicas, entre outros, tendo como objetivo aguçar a imaginação sociológica dos discentes, além de trazer luz de alerta para a saúde dos alunos a partir da análise dos resultados da pesquisa. O Excel é uma ferramenta que possibilita para estudantes e professores uma experiência moderna de interação com dados de pesquisas sociológicas. Promovemos através desta disciplina eletiva, a abertura para um fazer pedagógico a partir de pesquisas para que os alunos participassem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas, os estudantes analisaram os resultados da PeNSE, responderam e aplicaram a pesquisa entre os 38 alunos. Ademais, realizaram a tabulação, análise e apresentação dos resultados da pesquisa. Desse modo, houve uma participação efetiva dos educandos em todas as etapas da pesquisa, despertando-os para uma visão mais abrangente das temáticas que envolvem especialmente suas relações sociais no âmbito escolar, familiar e comunitário, além de passarem a enxergar melhor as suas estruturas físicas e psicológicas, a fim de cuidar da saúde mental e corporal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: SOCIOLOGIA, CORPOS E EMOÇÕES: CONDIÇÕES DE SAÚDE E EXPERIÊNCIAS AFETIVAS JUVENIS EM CONTEXTOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID692_TB133_19062023185259.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCONE RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Marcone Souza"
    "autor_email" => "marcone.rodrigues@aluno.f"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Este artigo descreve uma intervenção pedagógica de ensino de sociologia, realizada em uma escola do Ensino Médio da cidade do Recife, por meio da disciplina eletiva “Sociologando com os dados da PeNSE através do Microsoft Excel”. Apresentamos uma investigação sobre os principais indicadores sociais que revelam as condições de saúde dos escolares, tais como: saúde mental, imagem corporal, uso de bebidas alcoólicas, entre outros, tendo como objetivo aguçar a imaginação sociológica dos discentes, além de trazer luz de alerta para a saúde dos alunos a partir da análise dos resultados da pesquisa. O Excel é uma ferramenta que possibilita para estudantes e professores uma experiência moderna de interação com dados de pesquisas sociológicas. Promovemos através desta disciplina eletiva, a abertura para um fazer pedagógico a partir de pesquisas para que os alunos participassem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. Durante as aulas, os estudantes analisaram os resultados da PeNSE, responderam e aplicaram a pesquisa entre os 38 alunos. Ademais, realizaram a tabulação, análise e apresentação dos resultados da pesquisa. Desse modo, houve uma participação efetiva dos educandos em todas as etapas da pesquisa, despertando-os para uma visão mais abrangente das temáticas que envolvem especialmente suas relações sociais no âmbito escolar, familiar e comunitário, além de passarem a enxergar melhor as suas estruturas físicas e psicológicas, a fim de cuidar da saúde mental e corporal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.