A conjuntura política brasileira, pós o Golpe que destituiu a Presidente Dilma em agosto de 2016, está marcada pelo avanço de uma agenda ultraconservadora que tem provocado reflexos em diversos âmbitos da sociedade e em particular as políticas sociais. Isso tem atingido diretamente a educação, particularmente a oferta de disciplinas de formação crítico reflexiva dos estudantes na educação básica; entre elas, destacamos: a Sociologia e a Filosofia. Na gestão do Presidente Michel Temer, criou-se a MP Nº 746/2016 que rapidamente tornou-se a Lei nº 13,415/2017, esta que mudou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), se estabelecendo uma mudança na estrutura do Ensino Médio. Neste contesto objetivou-se através desta pesquisa, mapear as normativas e pareceres expedidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) que orientam a implementação do Novo Ensino Médio da Paraíba (NEM); analisar o Currículo do Ensino Médio; levantar as tecnologias, metodologias e recursos didático pedagógicos disponibilizados aos professores nas formações continuadas para a implementação do NEM. O trabalho foi realizado através de pesquisas documentais e bibliográfica, também foi realizado entrevista com duas professoras que participaram de forma próxima na criação do Currículo do Estado da Paraíba.