O debate acerca da formação da identidade nacional, foi temática curricular na disciplina de Sociologia com as turmas da Segunda Série de Ensino Médio CAp/Ufac. Compreender nossa brasilidade, nossa formação étnica e cultural e a dinâmica das relações entre os povos que construíram nosso Brasil, é um exercício continuum na desconstrução de uma visão eurocêntrica de nossa identidade. Com isso o Projeto de Ensino A Formação da Identidade Nacional: Debates Necessários Sobre a Lei 10.639 E 11.645, teve como foco central os principais reflexos da miscigenação e do apagamento de traços das culturas afro e indígenas em nossa sociedade contemporânea a partir de fragmentos das obras: Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal (1954) e Sobrados e Mucambos (1981) de Gilberto Freyre. O projeto foi dividido em quatro painéis temáticos, divididos nas seguintes temáticas: 1 – Os reflexos da Democracia Racial na Sociedade Brasileira; 2- O protagonismo dos povos nativos no Brasil; 3 – A história da África e do Negro no Brasil de hoje e 4 - A inferência de pessoas brancas no processo de (des)construção do racismo, e buscou descontruir a mítica de que o Estado brasileiro é caracterizado por colonialismo escravismo e pelas regras da coroa Portuguesa que exerceram forte na construção do Brasil que sérvio de base para a ocultação e do estigma de traços das culturas afros e indígenas