A Lei 13.415 de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, modificou a estrutura do Ensino Médio. Retirando a obrigatoriedade da presença da disciplina de Sociologia em todos os anos do ensino médio, ficando a possibilidade de seu aprofundamento ao itinerário formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Pensando em reduzir os impactos trazidos por estas alterações à efetivação da disciplina de Sociologia propomos um projeto de intervenção curricular, caucado em parâmetros da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que possibilite o aprofundamento significativo da disciplina através de leituras e discussão de textos clássicos da Sociologia brasileira, junto aos alunos da instituição escolar, intermediados por graduandos de Sociologia participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Sociologia. Será feita uma curadoria pelo professor titular da disciplina de Sociologia juntamente com os bolsitas do PIBID, dos textos a serem discutidos, seguido de leitura e fichamento dos mesmos pelos bolsistas e sua análise junto professor titular. Os textos e seus pontos de destaque serão apresentados e discutidos com os alunos. Desta forma espera-se ampliar a significação da disciplina de Sociologia entre os alunos envolvidos, o exercício da autonomia pedagógica tanto aos alunos da unidade escolar, quanto aos bolsistas do PIBID, permitindo a estes também, o exercício da experimentação docente.