Diante das contradições que afligem o profissional de Sociologia, o Novo Ensino Médio (NEM) possui vários problemas, no qual escolhemos destacar a carga horária da disciplina, sendo reduzida quando acrescentada a Base Diversificada pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), corroborando para a desprofissionalização do professor de Sociologia fazendo-o ministrar aulas da BD, modificando suas grades. Através do estudo de caso com base em coleta de dados quali-quantitativos realizados na Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Itan Pereira localizada na cidade de Campina Grande-PB, percebemos com a Residência Pedagógica de Sociologia, a carga horária de todas as áreas foram afetadas de forma homogênea, denotando as particularidades e problemas do NEM para os componentes da BNCC em sua totalidade. Com a chegada do NEM, o professor de Sociologia que tem 18 horas/semanais de aula agora não precisa necessariamente dar aula de sua disciplina para complementação da sua carga horária, pois a BD ocupa boa parte de sua grade. Com isso, o fator central trabalhado é a questão da desprofissionalização imbuída - se comparada as duas tabelas de horários - no processo de implementação do NEM. Portanto, se faz necessário analisar de forma crítica o movimento que o NEM imputa no Ensino Médio em relação a perda de carga horária das disciplinas obrigatórias quando conflitada com a BD que corrobora com a desprofissionalização do professor.