O presente trabalho é resultante de uma experiência desenvolvida na disciplina “Fundamentos e Práticas da Educação em Ciências Sociais”, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, junto a uma turma da habilitação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, que ocorreu no primeiro semestre de 2020. O objeto da discussão trata-se de uma aula de campo, realizada ao longo de dois dias, durante um encontro estadual de um movimento social, a qual teve por finalidade explorar práticas educativas na área de sociologia promovidas em espaços não-escolares. Inserido nesse contexto, o objetivo do trabalho é apresentar a experiência realizada e problematizar alcances e potencialidades do ensino de sociologia a partir de vivências em espaços educativos não escolares. Os procedimentos metodológicos utilizados incluem uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, o plano de ensino da disciplina e um questionário com questões do tipo abertas aplicado às estudantes e aos estudantes participantes da disciplina. Os resultados obtidos indicam que experiências em espaços educativos não escolares contribuem sobremaneira para o ensino de sociologia e que, neste contexto, ações promovidas por movimentos sociais se configuram como um potencial a ser explorado.