O seguinte trabalho busca apresentar o processo e os resultados da construção de uma oficina pedagógica, fundamentada no conto “Maria”, da obra “Olhos d’água” (2020), da escritora brasileira Conceição Evaristo. A oficina foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de iniciação científica em parceria com o grupo de pesquisa e extensão FERES (Feminismos: Práticas e Resistências) aplicada em duas escolas públicas do estado de São Paulo. O objetivo da oficina foi sensibilizar os/as estudantes a partir do texto literário de Evaristo, buscando socializar a discussão a respeito da violência étnico-racial, desnaturalizando-a do cotidiano. Esse movimento de sensibilização estética e ético-política, foi fundamentado na mobilização conceitual sociológica, entendendo que uma primeira aproximação dos/as estudantes com conceito, de modo lúdico, era um dos cerne desta proposta pedagógica. O conceito sociológico que orientou a oficina foi o de necropolítica, do filósofo camaronês Achille Mbembe (2016), mobilizado a fim de se alçar uma compreensão mais aprofundada a respeito das relações coloniais de poder no Brasil. A dinâmica propunha a reconstrução do conto a partir de seus fragmentos recortados em meio a notícias de jornais, a respeito da violência étnico-racial no Brasil. Em seguida, a elaboração de uma carta para Conceição Evaristo, contando para ela, seus sentimentos, emoções e reflexões que os/as atravessaram e afetaram ao longo da dinâmica de leitura.