Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92610
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB"
    "resumo" => "O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "653a6ee92b3d8_26102023105137.pdf"
    "created_at" => "2023-10-26 10:51:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUDILENE BARBOZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAUDILENE"
    "autor_email" => "laudilenecg@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92610
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NA UEPB"
    "resumo" => "O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: PIBID, Residência Pedagógica e Estágio no ensino de Sociologia: espaços decoloniais e dialógicos"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOCIOLOGIA, DOCÊNCIA, ESCOLA"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "653a6ee92b3d8_26102023105137.pdf"
    "created_at" => "2023-10-26 10:51:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUDILENE BARBOZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAUDILENE"
    "autor_email" => "laudilenecg@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.