O presente estudo se propõe a falar sobre a importância do programa de residência pedagógica para os alunos em formação inicial terem um contato direto com o ambiente escolar, com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Através dessa experiência, os residentes podem ter um melhor entendimento sobre o funcionamento da escola e as necessidades dos alunos, o que contribui para o aprimoramento de sua prática pedagógica. Ressaltamos a importância da disciplina de sociologia na grade curricular do ensino básico e como as experiências adquiridas durante a graduação em sociologia refletem no trabalho do professor, no estimulo e incentivo aos estudantes do ensino médio a se interessar pela disciplina, já que muitos alunos não conseguem perceber a presença da sociologia em suas vidas cotidianas. Para isso, os professores se aproximam da realidade dos estudantes para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Os dados empíricos foram conseguidos com base em pesquisa de campo na Escola Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande-PB. Destacamos no trabalho a importância que o professor tem em combinar a teoria com a prática para realizar um processo de aprendizagem significativo, por esse motivo a importância da residência pedagógica para a formação de professores, para aprimorar a qualidade da educação e garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula.