O presente trabalho exibi um relato de experiência e relevância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) intermediado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PRP é de extrema relevância para a formação inicial dos discentes que têm a oportunidade de participar adentrando no espaço escolar. Partilhando experiências com os coordenadores e preceptores que juntos buscam métodos de aperfeiçoar o trabalho pedagógico fazendo uma junção, a teoria com a prática e assim preparando futuros profissionais aptos a enxergarem além dos contextos teóricos da universidade. O dia a dia no ambiente escolar faz com que o discente já se situe com as realidades de cada escola, coletando dados, observando os métodos didáticos, às técnicas operacionais em sala de aula, participando dos planejamentos, acompanhando a rotina escolar exposta a cada realidade, com todas suas problemáticas funcionais que muitas vezes se pensava que as práticas educativas seguiam um mesmo direcionamento, uma mesma metodologia. Através desta vivencia, percebemos que são muitos os percalços encontrados no ambiente escolar. Porém, mesmo com algumas resistências encontradas, o programa de Residência Pedagógica tornou-se essencial na vida acadêmica do alunado universitário, tanto pelas experiências vividas, como também, o fator financeiro que é de suma importância.