Esse artigo propõe uma reflexão sobre como o ensino de sociologia no Ensino Médio pode promover o acesso do segmento estudante ao Colegiado Escolar tendo como objeto o processo de comunicação-divulgação das eleições para o Colegiado Escolar do Colégio da polícia Militar do Lobato. É notável o papel da comunicação na promoção do acesso às instituições de gestão democrática da escola e no estabelecimento de uma comunidade escolar fundamentada na diversidade, pois a natureza da instituição de ensino molda os processos de comunicação interferindo no acesso qualificado de alguns segmentos da comunidade escolar aos lugares de tomada de decisão. O acesso ao colegiado escolar se apresenta como campo fértil aberto para o ensino de sociologia que ao tratar da questão do exercício da cidadania, pode na prática, oferecer a reflexão necessária e promover o real engajamento dos estudantes. A comunicação é um conteúdo do componente sociologia e ferramenta decisiva na constituição da noção da diversidade como valor da gestão democrática da escola. A falta ou precariedade da comunicação durante o processo eleitoral do Colegiado Escolar se mostrou também como agente limitador da gestão democrática, e isso se percebe de forma mais clara e poderá ser evitado, quando tratado pela lente do componente sociologia.