A presente pesquisa terá por objetivo entender como as medidas neoliberais adotadas durante o primeiro governo do Ratinho Jr., no Estado do Paraná, contemplando os anos de 2019 a 2022, vem afetando os estudantes, o desenvolvimento de uma educação de qualidade, para além do discurso e dos números e, principalmente, os professores e a aplicação, com autonomia, de sua profissão. A pergunta de pesquisa que norteará esse objetivo será: “como as medidas educacionais neoliberais adotadas durante o governo do Ratinho Jr., no Paraná, influenciam na falta de autonomia dos professores?” e, para respondê-la, será utilizado como marco teórico as ideias do sociólogo Christian Laval e influências acerca da transformação da educação em uma mercadoria da sociedade capitalista e neoliberal. Para que seja possível alcançar esse objetivo, a pesquisa terá uma metodologia qualitativa, realizada a partir da análise de fontes primárias (documentos oficiais governamentais e outros) e revisão bibliográfica de fontes secundárias. Com essa pesquisa, busca-se notar que as medidas educacionais neoliberais vem colaborando diretamente para a retirada da autonomia dos professores em sala de aula e, consequentemente, diminuição da qualidade educacional paranaense.