O presente trabalho se trata de uma pesquisa de cunho quanti- qualitativo, desenvolvida na cidade de Caxias- Maranhão, com número de 45 jovens estudantes do ensino médio, a pesquisa teve por objetivo apresentar uma caracterização das juventudes participantes da pesquisa, além das culturas embricadas nas representações sociais que os jovens dão aos seus cabelos crespos e cacheados, buscando compreender essas representações por meio de três categorias de análise mediante os resultados obtidos. A pesquisa trabalha com temas como culturas juvenis, tecnologias, identidade, cabelo como corpo social, representações sociais, que cooperam na compreensão desta discussão. A metodologia da pesquisa se fez através de rodas de conversas de forma on-line pela plataforma Google Meet, onde nos permitiu uma aproximação com as juventudes, e o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados nos mostram que há uma riqueza no espaço educacional, se tratando da identidade negra com diferentes movimentos culturais e identitários, ora com adesão da naturalização dos cabelos crespos e cacheados, ora com a não naturalização, mas perpassando o físico, como também as tecnologias da informação e comunicação potencializadora de culturas juvenis dentro do espaço escolar. Palavras-chave: Juventudes; Culturas; Escola; Educação.