O trabalho aqui exposto traz como abordagem a análise de como o conteúdo de movimentos sociais aparece nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD-2021). Torna-se relevante compreender a atuação dos movimentos sociais nos livros didáticos, uma vez que os livros são significativos no campo educacional no qual atuam como instrumento metodológico de informação no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a presença do conteúdo de movimentos nos livros pode fornecer aos estudantes caminhos para uma educação cidadã, construção do pensamento crítico reflexivo, bem como pode instigar ao alunado a sua participação política na sociedade. Desse modo, levantou-se o seguinte problema: Como o conteúdo de movimentos sociais está sendo abordado nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no PNLD-2021? A pesquisa teve como objetivo compreender como o conteúdo de movimentos sociais está sendo abordado nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais aplicadas aprovados no PNLD – 2021, buscando identificar qual o conceito de movimentos sociais que aparece nos livros, entender quais autores são discutidos nos conteúdos e discutir os limites e potencialidades que podem existir nos conteúdos de movimentos sociais. A metodologia utilizada foi a partir do método de análise de conteúdo, por meio de uma abordagem qualitativa, os livros selecionados para análise foram todos que continham capítulos destinados ao tema ou que faziam menção em algum trecho, totalizando oito livros selecionados. Diante dos dados fornecidos, conclui-se que o trabalho contribui para a sociedade entender como os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresentam o conteúdo de movimentos sociais, além da relevância do conteúdo para as aulas de Sociologia, e o modo em que se constituem como campos de saberes e aprendizado.