No tocante da abordagem de gênero e sexualidades na educação básica, é perceptível a limitação de conteúdos observada na BNCC, salientando a indiferença do Estado em considerar a demanda desses conhecimentos para a formação e entendimento das juventudes contemporâneas. Atrelado a isso, está a reestruturação do ensino médio prescrita na Lei nº 13.415/2017 ofertando itinerários formativos que tem a BNCC como diretriz indispensável para formular os assuntos ofertados pelas disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, e etc. Considerando essa sistematização e entender as particularidades da rede pública de ensino do Estado do Ceará, é necessário conhecer os eixos que estruturam essas instituições, dando importância para o Documento Curricular Referencial do Ceará, analisando a estrutura e a sua funcionalidade na realidade da instituição, atrelando a análise documental à pesquisa de campo. A observação participante, assim como a etnografia são métodos primordiais para explorar e enriquecer o trabalho de campo, permitindo observar especificidades detalhadamente. No momento presente, está sendo categórico fazer parte do Programa Residência Pedagógica, visto que além de oportunizar a compreensão do cenário atual da educação, possibilita também observar as dificuldades que o corpo docente enfrenta para definir demandas que não foram contextualizadas antes de serem requisitadas para colocá-las em prática.