A disciplina de sociologia tem um papel fundamental no conhecimento das questões de gênero e de sexualidade durante a formação dos discentes, pois através dela que se é feita a identificação de como as crenças e os valores são construídos em torno da masculinidade e da feminilidade. O ensino de sociologia proporciona para os discentes uma análise de entendimento da construção das questões de gênero e da sexualidade. Por tanto, quando se tem um rompimento do ensino da disciplina, todas essas questões são excluídas da formação dos discentes. Isso também afeta os docentes, pois sem uma formação adequada eles podem produzir preconceitos em relação ao tema e o ambiente escolar acaba se tornando um local de exclusão para as pessoas LGBQTIA+. A pesquisa tem o objetivo de investigar a importância da manutenção do espaço da sociologia no ambiente escolar para tratamento de temas que envolvem gênero e sexualidade. A pesquisa faz uso do método qualitativo de revisão bibliográfica e análise documental e visa somar esforços para compreensão atual do papel do currículo do Novo Ensino Médio. Entende-se que é uma disciplina que contribui para a construção da sociedade e a primeira proposta de reforma do ensino médio do governo de Temer foi a retirada do currículo disciplinas obrigatórias, dentre elas a sociologia. Ao refletir sobre o lugar da disciplina no ensino médio pode-se dizer que seus ensinamentos fornecem aos alunos instrumentos para construção de uma análise potencialmente crítica