O presente estudo tem como objetivo investigar o modo de como os estudantes da Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, situada em Cariré – CE, relacionam o conceito de gênero durante às aulas da disciplina de sociologia. Sendo assim, tal iniciativa possibilitará uma compreensão acerca da relevância social que esse objeto de pesquisa trás no ambiente escolar, uma vez que a construção em torno do gênero é amplo. Nesse sentido, o educador, enquanto agente de transformação social, necessita designar metodologias ativas visando atrair a participação dos estudantes com o intuito de promover novas discussões acerca da definição de gênero, por meio de seminários, dinâmicas, etc. A princípio, é possível estabelecer que todos os estudantes no meio social são caracterizados por suas respectivas singularidades e peculiaridades. Esse estudo se justifica pela necessidade de enfatizar a importância que as discussões acerca de gênero implicam no desenvolvimento social dos educandos. Para tanto, o objetivo primordial dessa pesquisa é identificar a percepção dos estudantes em relação ao tema desse objeto de estudo, pois a diversidade cultural e social de cada educando transmite sua percepção em relação à importância do gênero.