O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018.