O projeto de pesquisa pretende verificar como o atual processo de socialização, principalmente o que resulta da utilização das novas tecnologias que caracterizam o que se denomina de ciberespaço, pode estar relacionado com o interesse e/ou desempenho dos jovens alunos na escola pública tradicional. Com isso, recorre-se a autores que analisaram o papel da educação escolar no processo de construção do conhecimento e da escola enquanto uma das principais instituições socializadoras nas sociedades organizadas com base no modo de produção capitalista. No entanto, procurou-se por propostas pedagógicas que possibilitem transformar a escola tradicional num espaço que proporcione significação no conhecimento adquirido pelos jovens estudantes, como por exemplo a Pedagogia da Teoria Crítica. Desta forma, torna-se evidente a procura por novas formas de sociabilidades em ambientes distintos ao da escola tradicional e a influência que este tipo de convívio tem sobre os índices de evasão e desempenho escolar, ou seja, cria-se um movimento tendencioso no sentido de procura por novos espaços onde manifestem a sua condição juvenil e tenham algum tipo de aprendizagem.