Este trabalho objetiva-se investigar os impactos do processo de escolhas dos livros didáticos da área de CHSA nas escolas estaduais da cidade de Campina Grande – PB, no processo de implantação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Paraíba, iniciada no ano de 2021, a partir das percepções de professoras da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da rede estadual de ensino, sobre os livros do PNLD – 2021. Neste sentido, a pesquisa tem como metodologia a reflexão bibliográfica acerca do ensino de Sociologia e o PNLD, à luz de produções de Bodart, Tavares e Esteves (2021), Oliveira, Silva e Texeira (2022) como também através do conceito de “campos sociais” do sociologia Pierre Bourdieu (1983). Também se fará uso de pesquisa documental pela análise do PNLD – 2021, BNCC, LDB e o Guia do Livro Didático da área de CHSA. A referida reflexão é de importância crucial para desvelar os impactos educacionais do Novo Ensino Médio no processo de escolha do livro didático da área de humanas e sociais aplicadas de escolas públicas de Campina Grande-PB. Os resultados parciais desta pesquisa já evidenciam uma certa “resistência” por parte de professores se sociologia em relação ao livro didático escolhido.