O presente artigo compõe um trabalho de pesquisa ainda em andamento que visa analisar a manifestação do caráter estrutural das desigualdades de gênero, em particular no campo científico e educacional, a partir da análise das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Aqui, pretendemos apresentar os primeiros resultados encontrados, de modo a estimular o debate e delinear horizontes possíveis para os desdobramentos da pesquisa. Vamos trabalhar com a distribuição das autorias das referências bibliográficas citadas nas questões das provas de Ciências Humanas do ENEM (2009 - 2021). Os dados indicam uma diferença substancial na presença de homens e mulheres nos textos introdutórios de cada um dos itens. O texto está organizado da seguinte maneira: uma contextualização do histórico de trabalho que analisa a relação entre o ensino de sociologia e o ENEM; seguida da descrição da metodologia aplicada, junto a uma reconstrução do percurso percorrido para chegar especificamente a esta reflexão sobre desigualdades de gênero; por conseguinte, a apresentação dos dados coletados, com comentários; e, por fim, mas não menos importante, discussão de hipóteses e caminhos análíticos a serem seguidos a partir dessas evidências, com destaque para a relação com o currículo da disciplina sociologia: será que essa ausência de autoras reflete um currículo da disciplina na educação básica construído a partir de um pensamento sociológico eminentemente masculino?