Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

CULTURA NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA ANÁLISE DO CONSUMO CULTURAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92402
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "CULTURA NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA ANÁLISE DO CONSUMO CULTURAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado: “Cultura na escola: Produção de material didático a partir da análise do consumo cultural entre estudantes do Ensino Médio”, é resultado da pesquisa científica proposta como atividade final do mestrado profissional em sociologia – PROFSOCIO/UFC. Através da produção de material didático no formato de cartilha cultural, esta pesquisa se desenvolveu ao longo do biênio (2021-2022). Foram aplicados questionários, atividades e trabalhos, como a produção pelos próprios estudantes de minidocumentários temáticos. Como objetivo geral, o trabalho busca investigar a percepção que os estudantes têm sobre a relação de cultura com o consumo cultural e de modo específico, captar o que os estudantes entendem pelo tema; desenvolver conteúdos temáticos de matriz sociológica e produzir material didático no formato da cartilha cultural. Os resultados encontram-se em desenvolvimento, mas, ao longo das atividades trabalhadas foi possível perceber o melhoramento das notas e índice de aprovação, por exemplo. Antes do uso da cartilha cultural, as notas aprovativas em um bimestre específico somavam 81,5%, enquanto notas reprovativas eram 18,5%. Já, depois da utilização sistemática da cartilha, as notas aprovativas somaram 100%. Evidentemente, as razões para esses resultados podem atender à inúmeras variáveis, mas, como indicativo e a nível de resultado preliminar, são resultados satisfatórios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID572_TB31_15062023230522.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARSIZIO CIPRIANO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "TARSIZIO"
    "autor_email" => "tarsiziothomas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92402
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "CULTURA NA ESCOLA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO A PARTIR DA ANÁLISE DO CONSUMO CULTURAL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado: “Cultura na escola: Produção de material didático a partir da análise do consumo cultural entre estudantes do Ensino Médio”, é resultado da pesquisa científica proposta como atividade final do mestrado profissional em sociologia – PROFSOCIO/UFC. Através da produção de material didático no formato de cartilha cultural, esta pesquisa se desenvolveu ao longo do biênio (2021-2022). Foram aplicados questionários, atividades e trabalhos, como a produção pelos próprios estudantes de minidocumentários temáticos. Como objetivo geral, o trabalho busca investigar a percepção que os estudantes têm sobre a relação de cultura com o consumo cultural e de modo específico, captar o que os estudantes entendem pelo tema; desenvolver conteúdos temáticos de matriz sociológica e produzir material didático no formato da cartilha cultural. Os resultados encontram-se em desenvolvimento, mas, ao longo das atividades trabalhadas foi possível perceber o melhoramento das notas e índice de aprovação, por exemplo. Antes do uso da cartilha cultural, as notas aprovativas em um bimestre específico somavam 81,5%, enquanto notas reprovativas eram 18,5%. Já, depois da utilização sistemática da cartilha, as notas aprovativas somaram 100%. Evidentemente, as razões para esses resultados podem atender à inúmeras variáveis, mas, como indicativo e a nível de resultado preliminar, são resultados satisfatórios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID572_TB31_15062023230522.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARSIZIO CIPRIANO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "TARSIZIO"
    "autor_email" => "tarsiziothomas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente trabalho intitulado: “Cultura na escola: Produção de material didático a partir da análise do consumo cultural entre estudantes do Ensino Médio”, é resultado da pesquisa científica proposta como atividade final do mestrado profissional em sociologia – PROFSOCIO/UFC. Através da produção de material didático no formato de cartilha cultural, esta pesquisa se desenvolveu ao longo do biênio (2021-2022). Foram aplicados questionários, atividades e trabalhos, como a produção pelos próprios estudantes de minidocumentários temáticos. Como objetivo geral, o trabalho busca investigar a percepção que os estudantes têm sobre a relação de cultura com o consumo cultural e de modo específico, captar o que os estudantes entendem pelo tema; desenvolver conteúdos temáticos de matriz sociológica e produzir material didático no formato da cartilha cultural. Os resultados encontram-se em desenvolvimento, mas, ao longo das atividades trabalhadas foi possível perceber o melhoramento das notas e índice de aprovação, por exemplo. Antes do uso da cartilha cultural, as notas aprovativas em um bimestre específico somavam 81,5%, enquanto notas reprovativas eram 18,5%. Já, depois da utilização sistemática da cartilha, as notas aprovativas somaram 100%. Evidentemente, as razões para esses resultados podem atender à inúmeras variáveis, mas, como indicativo e a nível de resultado preliminar, são resultados satisfatórios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.