Sabendo-se que as juventudes são influenciadas pelos seus contextos sócio-históricos, assume-se que o perfil dos estudantes, tanto do ensino básico quanto do superior mudou ao longo do tempo. Contudo, o currículo, a bibliografia e a prática de parte dos docentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) não acompanharam essas mudanças. Com isso, a formação dos licenciandos é prejudicada, pois no componente básico do curso não lhes são oferecidas ferramentas para a construção de uma postura docente dialógica e decolonial. Diante disso, a existência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) contribui para coibir essas problemáticas, embora sejam acessados por poucos graduandos. Assim, esses projetos, que deveriam ser acessórios na formação do futuro docente, tornam-se fundamentais, haja vista as lacunas deixadas pelo curso. A partir disso, realizou-se entrevistas com bolsistas do PIBID e do PRP da UFC, em 2023, vinculados ao departamento de Ciências Sociais, a fim de identificar suas impressões acerca dos hiatos deixados pela grade curricular obrigatória, pelo posicionamento de parte dos docentes e por alguns dos programas. Com isso, observou-se que, além da importância desses projetos integradores na formação dos licenciandos, estes compreendem que o currículo atual, por si só, e o modo como ele é aplicado, não é suficiente para atender às demandas das juventudes contemporâneas.