A presente pesquisa pretende discutir e analisar como o docente formado em Ciências Sociais (CS) pode contribuir para o Ensino Religioso (ER) no Fundamental II na Paraíba. Assim, será discutido como as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser atingidas e como a resolução da Paraíba pode impactar no papel dos profissionais qualificados para ministrar o ER nos anos finais do Ensino Fundamental. Tal pesquisa contará com uma metodologia elaborada a partir de fontes primárias e secundárias, mediante análise bibliográfica e pesquisa documental. Segundo Oliveira (2017), é possível destacar a importância da correlação entre sociologia e ER, como bem exemplifica o tema da intolerância religiosa nas escolas, uma vez que o profissional não sendo bem qualificado produzirá resultados ainda mais antagônicos que o esperado pela BNCC. Com a resolução da Paraíba em relação ao ER, é possível superar esses desafios e também ampliar as vagas para profissionais da área. Portanto concluímos que, com a reforma do NEM (2017) e a aprovação da BNCC (2017), a luta para o profissional da área de sociologia, em especial supracitados formandos do curso de Licenciatura em C.S, se tornou ainda mais abrangente. Logo, ao deparar-se com uma oportunidade como a que o estado analisado (Paraíba) aponta, em que pessoas licenciadas em CS estão capacitadas, acaba dando margem à ampliação do mercado de trabalho.