O ensinar-aprender do componente curricular de Sociologia e seu caráter intermitente, sempre ocupou lugar de debate na produção acadêmica, sobretudo na história mais recente do Brasil em meio a implementação da Reforma do Ensino Médio. Este trabalho objetiva discorrer sobre as mudanças ocorridas no ensino de Sociologia, analisando a contribuição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2019) e da Lei nº 13.415/2017 para o currículo do Novo Ensino Médio. Discute a necessária manutenção da Sociologia como componente curricular, ainda no Ensino Básico, e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, propõe fazer uma análise dos documentos pertinentes para a implantação da Reforma, a organização dos currículos no Estado de Pernambuco e para a sua possível revogação. Este trabalho contribui para o debate sobre a temática, examina os impactos ocasionados pelo Novo Ensino Médio na oferta do ensino de Sociologia, ressaltando a contribuição da disciplina para as discussões acadêmicos e da sociedade organizada, na defesa de uma educação de qualidade, igualitária, fortalecida pela compreensão da escola como objeto de estudo e de intervenção do fazer sociológico.